terça-feira, 31 de março de 2009
MATEMÁTICA DA MOSQUITECA
Peça que cada um deles faça o mesmo. Veja os números de armadilhas que teremos a cada ciclo: Ou seja, se cada um fizer a sua parte em 3 rodadas apenas teremos 1.560 armadilhas, enganando as fêmeas do mosquito.
Em até 35 dias a fêmea do mosquito estará morta e se não tiver colocado os ovos em local onde os ovos se transformem em mosquitos, teremos (1.560 x10 x 100 = 1.560.000) mosquitos a menos.
O nº é este mesmo: mais de 1,5 milhões de mosquitos, considerando que cada armadilha engane pelo menos 10 fêmeas e que estas fêmeas coloquem ovos apenas 4 vezes na sua vida adulta.
APRENDA A FAZER A SUA MOSQUITECA: ELA FOI TESTADA E REALMENTE FUNCIONA.
Pegue uma garrafa PET de 1,5 litros ou mais. Corte a parte superior para fazer uma espécie de funil. Corte cerca de 10 cm da Pet, parte da base da garrafa.
Lixe a parte interna do pedaço similar a um funil, (pode ser utilizada uma lixa para madeira granulação 60, 100 0u 120). O objetivo é deixar a superfície interna bem áspera em toda a sua extensão.
Utilizando o “anel“ parte da tampa da própria garrafa, faça um fechamento com um pedacinho de tela dobrado, (não serve o tule de véu de noiva, pois o buraco é grande o suficiente para que o mosquito passe).
Coloque grãos de arroz, ou de alpiste amassados, ou ainda ração para gatos dento da parte inferior da garrafa Pet.
Sele as duas partes com fita isolante.
Está pronta a armadilha para a fêmea do mosquito transmissor da dengue.
Encha com água limpa até cerca de 3 cm da borda do funil. Complete a água à medida que a mesma for evaporando.
Coloque a armadilha no quintal ou onde ficam os mosquitos. É necessário ser um local sombreado, as fêmeas do mosquito não gostam de sol.
A fêmea do mosquito verifica onde está havendo evaporação da água para colocar os seus ovos. Porque é necessário lixar o “funil”? A superfície fica corrugada e com isso a água sobe por capilaridade, aumentando a taxa de evaporação atraindo mais facilmente a fêmea do mosquito “Aedes Aegypti”. Porque é necessário colocar os grãos de arroz ou alpiste amassados? A fêmea só põe ovos onde ela identifica que a água possui alimento para as larvas. Até “os mosquitos” têm instinto materno. Os ovos descerão pelos buracos da tela e ficarão na parte inferior do recipiente. A tela serve de elemento de ligação entre as duas partes e não permite que as larvas passem para a parte superior do recipiente. A presença da barreira de tela é muito importante, se ela estiver rasgada/destruída ao invés de uma armadilha para o mosquito você estará fornecendo um criatório para o mesmo. Periodicamente esvazie a parte inferior e mate as larvas com cloro. Verifique se está tudo OK com a tela e encha novamente a armadilha com água. Verifique a sua armadilha todos os dias. O mosquito adulto vive de 30 a 35 dias, e as fêmeas põem ovos de quatro a seis vezes, nesse período. Em cada vez, ela põe cerca de 100 ovos, sempre em locais com água limpa e parada. Se não encontra recipientes apropriados para depositar seus ovos, a fêmea pode voar distâncias de até três quilômetros até localizar um ponto que considere ideal. A temporada de chuva complica as coisas: um ovo de aedes aegypti pode sobreviver até 450 dias – um ano e dois meses – mesmo que o local em que ele foi depositado fique seco. Se esse local receber água novamente (quando há uma chuvarada, por exemplo), o ovo volta a ficar ativo, podendo se transformar em larva e depois em pupa, e atinge a fase adulta num prazo curtíssimo: de dois a três dias.

domingo, 29 de março de 2009
COMUNIDADE ESCOLAR D COL. ESTA. OSVALDO FRANCISCO NA LUTA CONTRA A "DENGUE".
A Dengue está na área e a gente precisa se unir nessa campanha para evitar que continue fazendo vítimas e mais vítimas. Vamos mobilizar nossos alunos.





Desafio 1: Em sua fase adulta o mosquito transmissor da dengue não vive na água. O que exatamente se desenvolve na água parada?
Troque diariamente a água debebedouros de animais. Lave bem o recipiente com uma escova ou bucha.
Dengue: Depende de cada um.
sexta-feira, 20 de março de 2009
EXTRAINDO DNA DA BANANA E DO FÍGADO.Anápolis,12/03/09. Profª Andréa Bandeira
























EXPERIÊNCIA REALIZADA COM OS ALUNOS DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO.
O objetivo desta atividade está em extrair DNA a partir de um pedaço de bife de fígado! É importante que seus alunos já tenham desenvolvidos os seguintes conceitos: O DNA está no núcleo da célula As membranas celulares são formadas por uma dupla camada lipídica Enzimas são catalisadores que aceleram as reações químicasNesta atividade as células serão lisadas, liberando todo o conteúdo celular. O DNA será separado da mistura contendo as organelas e proteínas e poderá se observado a olho nu.
Corte o bife em pequenos pedaços Coloque no liqüidificador Adicione água morna com sal (aproximadamente 5 pitadas) Bata por uns 10 segundos Passe a mistura para um copo através do coador. Encha mais ou menos metade do copo Misture no copo, lentamente para não fazer bolhas, 2 a 3 colheres de chá de detergente Lentamente adicione o isopropanol no copo até encher. Não misture o álcool com a solução, deixe o álcool permanecer como um camada isolada no topo da solução Espere uns 5 minutos O DNA deverá surgir na superfície da solução. Pesque o DNA com um palito!
Parabéns! Você extraiu DNA!
Qual a função do sal? O sal proporciona um ambiente favorável para o processo de extração pois contribui com íons positivos (NA+) que neutralizam a carga negativa do DNA .
O que o liqüidificador faz? O liqüidificador ajuda a quebrar mecanicamente as membranas da célula .
O que acontece quando se adiciona o detergente? As enzimas presentes no detergente desestruturam as moléculas de lipídios presentes nas membranas celulares .
Qual o papel do álcool? O DNA é insolúvel em álcool e deste modo se separa da solução. O DNA tem também menor densidade que os outros constituintes celulares, por isso surge na superfície da solução.
Por que você não pode ver a dupla hélice? A estrutura de dupla hélice só pode ser visualizada de modo indireto e através de aparelhos sofisticados. O que você está observando são milhares de fitas de DNA juntas.
Como extrair o DNA de uma banana
Materiais
- Duas bananas. - Dois Becker. - Um palito ou algo que sirva para mexer o liquida.
- Um filtro de café. - Um detergente qualquer. - Uma garrafa de álcool.
- Um saco plástico. - Sal grosso. - Um tubo de ensaio.
Teoria
Devemos primeiro quebrar a parede celular, para isso usaremos a força mecânica (mão).
Para romper a membrana plasmática vamos usar o detergente.
Quando rompemos a membrana plasmática encontraremos também o DNA da mitocôndria. Para conseguir separar o DNA do vegetal do da mitocôndria só se poderia fazer isso usando um aparelho chamado centrífuga, usa em laboratórios.
Para separar a proteína do DNA usaremos o sal, para afundar a proteína.
Depois disso o DNA estará solta mas é solúvel na água portanto usaremos o álcool para "espantar" o DNA. Feito isso viremos umas pequenas bolinhas parecidas com algodão este é o DNA.
Prática
Primeiro ponha a banana dentro do saco e comece a amassá-la.
Quando ele estiver quase uma papa ponha um pouco de detergente e continue amassando.
Quando ele estiver uma papa ponha a banana dentro de um Becker.
Depois disso coloque um pouco d'água e comece a mexe-la.
Enquanto estiver mexendo ponha um pouco de sal grosso e continue mexendo.
Quando ela estiver em um estado liquido, pegue o filtro de café, coloque esta água dentro do filtro e deixou filtrar por alguns minutos.
Quando você encontrar algumas gotas tire o filtro de cadê e se quiser jogou no lixo.
Com pegue esta pequena quantidade deste liquida e despejo no tubo de ensaio.
Quando despejado no tubo de ensaio despeje uma boa quantidade de álcool.
Depois disso iremos observar algumas bolinhas de algodão que se destacam dessa água. Esse é o DNA da banana.


















